Preciso registrar minha marca?

R. Coelho

Não deixe de lado  algo tão importante

 

Todo negócio  tem uma marca seja ela símbolo ou nome. Isso serve para várias coisas como por exemplo, distiguir um serviço dos demais. Por isso, se  você pensa em sua empresa em larga escala, é importante registar sua marca, isso evita sérias dores de cabeça como por exemplo, processos ou empresas com serviços inferiores ao que presta, pegarem “a onda” do seu sucesso.

Registre sua marca, preserve sua identidade

Por se tratar de  um DNA empresarial, uma marca precisa ser protegida. Pense conosco: Se você tem um determinado tipo de negócio e ele vai muito bem, alguém resolve colocar o mesmo nome para abocanhar parte do seu sucesso, lucrando assim com a sua criatividade e esforço gasto na construção da sua marca, isso vai gerar algum tipo de constrangimento, especialmente se o resultado for o contrário ou seja, se a empresa não for competente o suficiente para entregar serviços com qualidade e comprometimento que você entrega e mesmo assim, isso for associado a sua marca pelo consumidor.

Vantagens de registrar uma marca:

  • Uso exclusivo do nome;
  • Evita que alguém possa registrar primeiro,  e fazer com que tenha que mudar de nome mesmo se sua empresa está a anos no mercado;
  • Sua empresa pode incorporar o valor da marca ao capital social da empresa;
  • Credibilidade e status no mercado;

 

 

 

Preciso registrar minha marca?
Preciso registrar minha marca?

Pesquisar antes de registrar uma marca é uma boa opção para acelerar o processo de registro. Assim você fica sabendo se o nome que escolheu ou marca que quer usar, está realmente disponível.

Como registrar minha marca?

O primeiro passo é saber se o nome não está e uso. Se  resultado for ao seu favor, solicite o registro junto ao INPI, órgão  responsável pelo registro de marcas e patentes no Brasil. Você pode fazer a consulta ou registro clicando aqui. Isso pode ser feito pessoalmente também. Saiba que esse processo é demorado e pode levar até 2 anos para ser concluído e após a obtenção, o seu  registro valerá por mais 1 anos.

Lembre-se: Se após o registro  da marca, alguém usar indevidamente sem sua autorização é considerado crime e nesse caso você pode pedir indenização por lucros cessantes e por perdas e danos.

 

 

Que tal saber mais?

Assine nossa news