Você gerencia o seu tempo e as sua tarefas?

Várias tarefas ao mesmo tempo podem até gerar ansiedade.

 

O mundo moderno e tecnológico às vezes (na maioria dos casos) sobrecarrega a gente com uma porção de tarefas. Ainda por cima vem aquele amigo que nós gostamos e pede uma ajuda que soa quase como súplica para você cuidar de algo na empresa dele. O resultado? Mais tarefas a serem cumpridas, afinal você tem palavra e quer cumprí-la.

Você abre sua agenda digital ou aquela de papel mesmo e toma um susto com a quantidade de coisas a serem feitas e logo em seguida fala pra si mesmo: “-Eu preciso dar conta de tudo isso!”

Mas de repente você se vê navegando no seu labirinto azul e nisso já se passaram 2 horas que você poderia executar tarefas realmente importantes.

E quando você paga aquela academia e só vai uma vez? Em seguida rola aqueeee….le desânimo? Isso ocorre porque o cérebro sempre busca pela gratificação instantânea, e não pensa nos benefícios a longo prazo.

Você já ouviu falar do Teste do Marshmallow?

Em meados de 1960, na Universidade de Stanford, Walter Mischel realizou um experimento que ficou famoso chamado “Teste do Marshmallow”.

neste experimento um grupo de crianças recebia um prato com marshmallow, e a seguinte explicação: “Você pode comer o doce a hora que quiser, mas se conseguir resistir por 15 minutos e não comê-lo agora, ganhará dois doces”. Você pode ver nesse vídeo

O acompanhamento dessas crianças foi feito durante seu crescimento e concluiram que aquelas com mais autocontrole cresceram melhores, tiraram melhores notas nas escola, tiveram menos problemas com entorpecentes, eram menos estressadas e tiveram relacionamentos mais duradouros.

Essa foi a recompensa pelo foco, disciplina e controle contra a gratificação instantânea.

Excesso de tarefas e a falta de organização podem gerar além de estresse, ansiedade. O resultado pode ser uma ruim para sua produção. Além disso pode te dar aquela sensação que o dia foi mal aproveitado.

Mas o que isso tem a ver com nosso assunto?

 

É aqui que queríamos chegar. Para explicar melhor vamos utilizar a Matriz de Eisenhower, famosa ferramenta criada e usada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, que ficou famosa depois de ser utilizada no livro “7 hábitos das pessoas altamente eficazes”.

Antes de analisar a matriz, vamos entender os conceitos de urgência e importância:

  • Atividades urgentes: Tudo aquilo que não pode ser delegado para o futuro, ou seja, tem que ser feito o quanto antes.
  • Atividades importantes: Tudo aquilo que realmente traz valor para você e que te ajuda a alcançar seus objetivos de vida. Nota-se que é um conceito subjetivo, pois o grau de importância de uma certa atividade varia de pessoa para pessoa.

Assim, podemos classificar todas as atividades diárias em algum dos quatro quadrantes.

Tabela de Eisenhower

Quadrante I – Atividades Urgentes e Importantes

São aquelas tarefas que são aparecem de uma hora pra outra que precisam ser feitas em um curto espaço de tempo. Um exemplo é aquela reunião que apareceu do nada e você não pode faltar de jeito nenhum. Esses aqui são os famosos apaga fogo.

Quadrante II – Atividades não Urgentes e Importantes

Essas atividades geralmente vem com longo prazo e costumeiramente são esquecidas pelas pessoas por não ser algo urgente. Exemplo disso é o teste feito comm as crianças oferencendo uma recompensa caso consigam não comer os marshmallows.
Aqui é o segredo do sucesso.

Quadrante III –  Atividades Urgentes e não Importantes

Tarefas que não trazem valor para sua vida, mas devem ser feitas. Por exemplo, os emails promocionais que recebe. Aqui é onde ficam os falsos ocupados.

Quadrante IV – Atividades não Urgentes e não Importantes

Quer uma dica GRÁTIS? Elimine esse quadrante da sua vida. Se não vai ser agregado nenhum valor profissional ou pessoal, você deve deixar de lado. Quer exemplos: Reuniões improdutivas com empregados, excesso de atividades de lazer como passar o dia jogando ou conversando no “zap-zap”. Aqui é perdição total

Diante disso, podemos dividir a vida de algumas pessoas basicamente como elas investem suas atividades em cada quadrante.

Mas calma! A vida também não é assim, execução apenas de coisas importantes. A nossa finalidade aqui é apenas mostrar à você o quanto é importante saber estar dentro do quadrante II.

A vida tem seus imprevistos e muitas vezes, iremos apagar fogo, delegar tarefas e se sobrar um tempo pra descansar, por que não jogar aquele seu jogo preferido?

Lembre-se que a árvore é forte não por suas frutas, mas pelo quão forte está sua raiz. Trabalhos de resultados são feitos a longo prazo, com paciência, disciplina e dedicação.

E então. Já sabe em qual quadrante está?

Que tal saber mais?

Assine nossa news